Entrevista com... RAUL DINIZ

COMEÇO UMA SERIE DE ENTREVISTAS AQUI NO BLOG COM O CARNAVALESCO PARA 2010 do GRES BOTA no REGO (Sesimbra-Portugal)

Quantos anos de Carnaval de São Paulo?
No total são 28 anos.

Quantas vitórias e em que anos e escolas foram conquistadas?
Vamos ver se lembro de todas. ! 89 - Campeão em 1989 pela Camisa Verde e Branco - Grupo Especial e pela Pérola Negra no grupo de acesso. Em 1990 pela Rosas de Ouro. 1991 / Rosas de Ouro - Especial e Gaviões da Fiel no grupo de acesso. 1995 / O primeiro título da Gaviões da Fiel no grupo especial. Campeão pela Império de Casa verde em 1994 pleiteantes - 1995 grupo VI - 1996 grupo III 2007 pela X-9 de Santos. Guerreiro são as que eu lembro, Vice-campeonatos tenho um monte, também montei várias escolas de vários grupos, blocos etc...

Qual o momento mais marcante na sua historia como Carnavalesco?
Já tive grandes momentos. O primeiro foi quando ganhei meu primeiro título, na verdade foram 2 no mesmo ano Camisa e Pérola. O segundo foi em 1990 com a Rosas de Ouro, um campeonato que ninguém acreditava. O terceiro foi em 1995 com o primeiro título da Gaviões com um samba antológico. O quarto foi de novo na Rosas de Ouro com um carnaval maravilhoso, mas infelizmente não ganhamos por um erro de apresentação. Carnaval ganha-se ou perde-se nos detalhes. O último foi na Vai Vai em 2005 e 2006 grandes desfiles. Agora, maus momentos, perdi a conta. -Foi fácil se “aposentar” do Carnaval de São Paulo depois de tantos anos? Não, não foi. Iniciei no carnaval em 1981/82 na Prova de Fogo depois passei pela Mocidade Alegre 83/84 -Peruche 85/86/87/88/92/98 - Camisa 89 - Pérola 89 - Rosas de Ouro 90/91/99/2000/01/02/03 - Império de Casa Verde desde sua fundação, em 1994/95/96/97/98 - Gaviões da Fiel 91/92/93/94/95/96/97 - Nene de Vila Matilde 2004 Vai Vai 2005/06 - X-9 Paulistana 2007/08 X-9 de Santos 2007 e por fim a Peruche 2009. Ainda tem vários trabalhos nas escolas menores e também ajudei a formar vários carnavalescos para o carnaval de São Paulo. Já estava um pouco decepcionado com o carnaval, então apareceu a oportunidade de estender meu trabalho aqui na Espanha em outra área, resolvi aceitar, porque, depois de tantos anos um novo desfio é sempre bem vindo.

Como se deu a sua ligação ao Carnaval português e á Escola de Samba GRES Bota no Rego?
Estava eu passeando pela internet quando vi o seu blog, achei interessante a idéia de conciliar meu trabalho com o carnaval em Portugal. Você é o grande responsável por esta minha alegria de estar fazendo o que gosto e tenho prazer.

O que o levou a abraçar este projecto do Gres Bota no Rego ?
Principalmente a cordialidade e a vontade de fazer o melhor pelo carnaval. Quando estive pela primeira vez em Sesimbra fiquei um pouco pensativo, será que vai dar? Em seguida fui me entusiasmando pela idéia, e também pelas pessoas que fazem parte do Bota, achei o máximo. Já me sinto em casa e muito feliz com os novos amigos que arranjei. Maravilhoso é trabalhar com prazer e no meio de amigos que nos querem bem. A troca de informação e a amizade são fundamentais para o sucesso.

Qual a primeira impressão até pelo que já lhe foi dado ver com o Carnaval de Verão das escolas de Sesimbra ?
Achei melhor do que esperava. Com certeza podemos trabalhar para que o carnaval de verão seja um acontecimento em Portugal, especialmente em Sesimbra.

Qual o principal contributo que pensa trazer ao samba em Portugal e em particular ao Bota no Rego e Carnaval de Sesimbra ?
Acho que podemos criar várias alternativas visuais para engrandecer o nosso carnaval.

Como nasceu a ideia do Enredo "GALICIA. DO MEDIEVAL AO CARNAVAL, A PONTE QUE NOS UNE LEVA A PORTUGAL"?
A idéia partiu da direção da escola. Achei uma boa coincidência pelo fato de estar morando aqui na Galícia. -DEIXE 5 CONSELHOS PARA QUEM QUEIRA SER CARNAVALESCO E ATINGIR UM BOM NIVEL Ser criativo, observador, comunicativo, trabalhar em equipe e principalmente ter gana de ganhar.

OBRIGADO PELA ENTREVISTA e MUITAS FELICIDADES